Na tela Gestão de Cobranças, seu objetivo será garantir que todos seus clientes recebam seus documentos de cobrança no momento correto, contando com a flexibilidade de alterar como e quanto cobrar de cada cliente.
Atenção: Os cálculos de cobrança não serão realizados automaticamente a cada virada de mês. Para evitar erros, por ora estamos pedindo que nossos usuários selecionem quais faturas serão enviadas para cálculo mês a mês. Agradecemos sua compreensão.
Veja as demais telas de cadastros e configurações do módulo de Cobrança:
Para cada Favorecido, configure mensagens para os e-mails disparados aos seus clientes.
Personalização de Layout de Fatura
Para cada Favorecido, adicione as cores e logo da sua marca e escolha qual modelo de Fatura você prefere.
No PowerRev, convencionamos os seguintes termos e seus significados:
Fatura da Distribuidora / Fatura da Concessionária
É a fatura da distribuidora ou fatura da concessionária. Referencia o documento de medição e cobrança emitida e enviada pela distribuidora/concessionária.
Cobrança
É o conjunto de informações que PowerRev utilizará para gerar a fatura para cobrar os seus beneficiários/clientes.
Fatura de Cobrança / Fatura PowerRev
É a sua fatura personalizada, gerada pelo módulo de Cobranças do PowerRev e enviada a seus clientes com cores e logo da sua marca.
Extrato de energia / Boletim de Medição
Caso você não tenha contratado o módulo Avançado (com Pagadoria), a Fatura de Cobrança também poderá ser chamado Extrato de energia ou Boletim de Medição.
Boleto de Cobrança
Caso você tenha contratado o módulo Avançado (com Pagadoria), a Fatura de Cobrança também poderá ser chamado de Boleto (de Cobrança).
O status (estado) de uma cobrança indica qual o momento em que ela se encontra. A cobrança pode assumir os seguintes status:
Não calculada (status padrão)
Indica uma cobrança em branco. A cada mês, vamos gerar cobranças em branco. Ela deverá ser calculada antes de ser emitida
Calculando
Indica uma cobrança que ainda não finalizou o cálculo. Ao requisitar o cálculo de uma cobrança, ela será enviada a uma fila de processamento e ficará nesse estado até que encontre um erro ou o processo seja finalizado com sucesso.
Erro no Cálculo
Indica um problema durante o cálculo. São inúmeros possíveis problemas e os mais frequentes são:
// fatura ausente
// valor zerado ou inválido
// problema na ordenação dos itens
// falha na fila
// outros
Calculada
Indica o sucesso de um cálculo. Após completar o cálculo da cobrança, você terá a chance de editá-la, antes de emitir
Uma fatura Calculada pode ser Recalculada ou Emitida
Emitindo
Indica uma cobrança que não finalizou a emissão. Ao requisitar a emissão de uma cobrança, o sistema irá gerar um documento pdf e enviá-lo para o(s) e-mail(s) cadastrado(s)
Emitida
Indica uma cobrança que foi enviada com sucesso ao responsável financeira desse Grupo de Cobrança
Uma fatura Emitida pode ser Reenviada ou Cancelada
Cancelada
Indica uma cobrança que foi cancelada e não possui mais validade
Uma fatura Cancelada pode ser Reemitida
Veja o status de faturas referentes a Distribuidora aqui.
Um Grupo de Cobrança se refere a um conjunto de uma ou mais UCs. A Cobrança faz referência a esse Grupo.
Quando um Grupo possui apenas uma UC podemos dizer que o Grupo equivale à própria UC e sua fatura será considerada "Separada".
Quando um Grupo possui mais de uma UC sua fatura será considerada "Unificada".
Uma fatura "Unificada" contém uma capa com o resumo e as faturas de cada UC nas demais páginas.
Esperamos ao menos uma Cobrança por mês referência para cada Grupo de Cobrança/UC.
Um Grupo de Cobrança pode estar vinculado a múltiplas Regras de Cobrança.
Um Grupo de Cobrança pode estar vinculado a um único Favorecido e a um único Responsável Financeiro.
O Responsável Financeiro é uma Pessoa Física ou Jurídica referente a destinatário da Cobrança.
Pode ou não ser o titular da UC.
As Cobranças serão enviadas ao e-mail cadastrado desse Responsável Financeiro.
O Favorecido é a Pessoa Física ou Jurídica referente ao emissor da Cobrança.
Pode ou não ser o mesmo do titular da Usina.
Um Favorecido será atrelado a uma conta bancária, no caso de você ter contratado o módulo de Pagadoria.
Para cada novo Favorecido ou conta bancária, será cobrado uma taxa a parte de R$xx,xx, repassado pela plataforma da instituição bancária.
É através de um conjunto de Regras de Cobranças que chegamos ao valor total de uma Cobrança.
Cada Regra representa um item listado na Fatura de Cobrança.
Uma Regra pode ser atribuída a múltiplas UCs ou Grupo de Cobrança.
Na tela Gestão de Cobranças, seu objetivo será garantir que todas seus clientes recebam seus documentos de cobrança no momento correto, contando com a flexibilidade de alterar como e quanto cobrar.
Entenda como funciona a dinâmica entre suas ações e o sistema do PowerRev, no fluxo abaixo:
Nessa tabela, você encontra o resumo das suas cobranças.
Você pode ordenar as colunas por ordem crescente ou decrescente e filtrar as informações por:
Mês referência (obrigatório)
Favorecido (obrigatório, refere-se ao CNPJ emissor)
Data de emissão
N° de Instalação
Modalidade de regra
ID da Cobrança
ID do Grupo de Cobrança
Nome do Grupo de Cobrança
Se possui:
Acréscimos
Descontos
Anotações do gestor
Observações de cobrança
(precisa trocar a print depois que lançar as atualizações)
Na tabela, para cada Cobrança você poderá realizar ações primárias (botões roxos) que mudam de acordo com o Status da Cobrança. Você também pode clicar em Mais ações e realizar outras ações, como Ver detalhes, Recalcular ou Cancelar. E ao selecionar mais de uma cobrança, clicando nas caixas à esquerda da tabela, você tem acesso ao menu de ações em lote.
Ao clicar em Mais ações > Ver detalhes, você acessa o modal de Detalhes da Cobrança. Através dessa interface você terá a chance realizar ajustes da sua Cobrança antes de emiti-la.
Na seção da esquerda, você poderá editar:
Regras de cobrança vinculadas
Por padrão, toda as regras estarão selecionadas
Ao desmarcar uma regra, ela será desconsiderada no cálculo e não será exibida no Extrato ou Boleto
Itens Eventuais
O nome e a descrição serão exibidos no Extrato ou Boleto
Acréscimos serão exibidos como valores positivo no Extrato ou Boleto
Descontos serão exibidos como valores negativos no Extrato ou Boleto
Você poderá acrescentar quantos itens eventuais desejar
Observações da cobrança
É exibido como um texto no final do Extrato ou Boleto, junto com outras anotações sobre o documento
Na seção da direita, você poderá consultar informações das UCs que compõe o cálculo da sua Cobrança, incluindo a fatura do mês referência selecionado.
No rodapé, você tem acesso às ações:
Calcular/Salvar
Ao calcular uma cobrança, o sistema irá ler as informações mais atuais das faturas e aplicará as regras de cobrança para calcular o valor final.
Ao salvar as alterações de uma Cobrança, recalcularemos as suas informações.
A data de vencimento é calculada pela Modalidade de Vencimento da Fatura de Cobrança, definida no cadastro de cada Grupo de Cobrança. Ao calcular uma fatura, você tem a chance de sobrescrever esse valor.
Para alterar a Modalidade de Vencimento, abra um chamado para nossa equipe atualizar seu cadastro. Em breve, traremos novas telas para sua autonomia.
Pré-visualizar fatura de cobrança
Gera-se uma prévia do documento de cobrança. Esse documento não terá validade e não será mantido em nosso sistema.
Caso o módulo de Pagadoria tenha sido contratado, não será gerado um boleto bancário.
Emitir Cobrança
Gera-se um PDF para cada cobrança emitida e ela é enviada para os endereços de e-mail do Responsável Financeiro vinculado ao Grupo de Cobrança.
Reenviar
Ao reenviar a cobrança, o e-mail de emissão é disparado novamente.
Cancelar Cobrança
Ao cancelar uma Cobrança, disparamos um e-mail de cancelamento para comunicar seu cliente.
Uma cobrança cancelada não precisa ser paga pelo seu cliente.
Caso o módulo de Pagadoria tenha sido contratado, o boleto bancário será cancelado também.
Obs: Algumas ações ficam desabilitadas a depender do Status da Cobrança.
Essa tela tem como objetivo gerir apenas a emissão desses documentos.
Caso o módulo de Pagadoria tenha sido contratado, você pode acompanhar o status de pagamento dos boletos em Contas a Pagar e Receber.