Enquanto na tela Captura de Dados ocorre a auditoria dos dados que foram extraídos da fatura, na tela Auditoria de Faturas auditamos a fatura como um todo, utilizando regras específicas que são aplicadas por contexto (por concessionária, regras exclusivas para grupo A, regras exclusivas para usinas).
Saiba mais sobre as regras de auditoria.
A tela Gestão de Auditoria de Faturas possui recursos que permitem ao usuário verificar de forma macro ou no detalhe o processo de auditoria:
filtros para pesquisas de faturas por diferentes parâmetros (mês de referência, concessionária, número de instalação).
possibilidade de classificar as colunas em ordem crescente ou decrescente.
função Detalhes, para analisar as regras aplicadas sobre a fatura e realizar correções, quando necessário.
status pré-definidos para identificar o estado de cada fatura. Saiba mais sobre os status da tela Gestão de Auditoria de Faturas.
Analisando a consistência da fatura
Quando uma fatura conclui a etapa de Captura de Dados, ela segue para a tela Auditoria de Faturas, onde assume o status inicial Fila de Auditoria. A auditoria ocorre com frequência horária.
Selecione o mês referência das faturas que deseja analisar.
Utilize filtro para visualizar apenas o status Auditada com Erros. Faturas com esse status não foram aprovadas em alguma (s) regra (s) de auditoria, e precisarão ser corrigidas, através da opção Ver Detalhes, que abrirá um modal. Na coluna Qualidade, é possivel verificar quantos campos falharam.
O modal de detalhes permite verificar as falhas na auditoria, corrigi-las ou ignora-las, caso o erro não impacte sua operação.
Ele trás uma visualização de todas as regras, separando quais foram aprovadas, reprovadas e ignoradas.
Dependendo da regra, a falha pode ser corrigida pelo próprio usuário, atraves da opção Editar Fatura.
Outras regras dependem da concessionária para correção, neste caso o usuário deve entrar em contato com a concessionária para resolução do problema.
3. Após feita a verificação do modal, você pode editar a fatura, reaudita-la ou ignorar os erros. Se você fez correções, o PowerRev vai retornar essa fatura para o processo de auditoria, para verificar novamente se tudo está correto.
Após a alteração no modal, a fatura passa automaticamente para o status Validada.
As faturas com status Auditada com Sucesso ou Validada estão prontas para seguir para o fluxo de Gestão de Cobrança.