Após concluída a importação, as faturas passarão por um processo de captura de dados, onde os dados são extraídos das faturas através de processos automatizados.
Você pode acompanhar a evolução desta etapa através da tela Captura de Dados. Esta funcionalidade, além da extração dos dados da fatura, também aplica uma auditoria para validar se os dados foram capturados corretamente.
A tela possui diversos recursos para te ajudar a garantir a consistência das faturas:
filtros para pesquisas de faturas por diferentes parâmetros (mês de referência, concessionária, número de instalação)
possibilidade de classificar as colunas em ordem crescente ou decrescente
função Detalhes, para analisar os campos capturados da fatura e realizar correções, quando necessário.
status pré-definidos para identificar o estado de cada fatura. Saiba mais sobre os status da tela Captura de Dados.
Analisando a consistência da Captura de Dados
Na tela Captura de Dados, podemos verificar a evolução do processo em três níveis: a importação de faturas, a captura de dados e a consistência dos dados extraídos.
Selecione o mês referencia das faturas que deseja analisar. Perceba que faturas com status Fila de Captura, Falha da Identificação da Fatura, Arquivo Inválido e UC Não Encontrada não podem ser encontradas pelos filtros, porque esses arquivos não tiveram seus dados extraídos, e assim não é possivel definir se é uma fatura.
Inicie utilizando filtros para visualizar apenas os status Fila de Captura, Falha da Identificação da Fatura, Arquivo Inválido e UC Não Encontrada. Em Mais Filtros, selecione uma data inicial e final no campo Data de Upload, assim você poderá visualizar apenas as faturas que importou na data selecionada.
Faturas com esses status apresentaram algum problema e não tiveram seus dados extraidos. Será necessário refazer o processo de importação, ou digitar a fatura através da tela Cadastro Manual de Faturas.
Faturas com status "Fila de Auditoria de Captura de Dados" estão aguardando para passar pela auditoria da extração de dados. O processo acontece com frequência horária.
3. Utilize filtros para visualizar apenas faturas com status Captura Incompleta. Essas faturas não tiveram todos os seus dados capturados, e precisaremos corrigir os erros, através da opção Detalhes, que abrirá um modal. Na coluna Qualidade, é possivel verificar quantos campos falharam.
O modal de detalhes permite verificar as falhas na captura, corrigi-las ou ignora-las, caso o erro não impacte sua operação.
Ele trás uma visualização dos campos mais comuns no processo de gestão de faturas. Caso deseje corrigir ou inserir algum campo que não consta no modal, clique na opção Mais > Editar Fatura, e abrirá uma tela completa de edição.
4. Após feita a correção no modal, salve e feche. O PowerRev vai retornar essa fatura para o processo de auditoria, para verificar novamente se tudo está correto. O processo acontece com frequência horária. Após a correção no modal, a fatura passa automaticamente para o status Corrigida.
Faturas com status Corrigida ou Captura com Sucesso estão preparadas para ser submetidas ao processo de Auditoria de Faturas.